Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a 20° Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro (Art. 53 do Decreto 6.851/2009).
Clique sobre as fotos para ver a galeria completa
O nome cachaça vem do termo cagaça, como era chamado o caldo fermentado da cana ou do sinônimo em espanhol cachaza, que em português pronuncia-se cachaça, pois o "z" tem o som de "ç". O referido nome é protegido e restrito ao uso por produtores estabelecidos no Brasil, conforme Decreto 4.062/2001.

A cachaça se transformou num símbolo de brasilidade, como o uísque simboliza a Escócia, a tequila, o México, a vodka, a Rússia e o saquê, o Japão.

As cachaças de qualidade são elaboradas em alambiques de cobre seguindo os mais rigorosos padrões desde a seleção e a colheita da matéria-prima até o engarrafamento e rotulagem do produto. A cana é colhida manualmente. O processo de fermentação demanda de 16 a 24 horas. No processo de destilação, a primeira fração, denominada cabeça, e a última, denominada cauda, são eliminadas, pois formam as partes ruins do álcool, inapropriadas para o consumo, separando apenas a melhor parte, denominada coração. E, posteriormente, após rigorosa análise técnica do produto, segue para o consumo: cachaça nova, cristalina, branquinha, similar ao uísque novo que também é cristalino originalmente; ou então segue para o envelhecimento em tonéis de madeira, cachaça envelhecida que fica amarelada, conforme a preferência de cada um.

A qualidade sensorial da cachaça exige degustação lenta, análise visual, olfativa e gustativa. A cachaça de qualidade não tem aroma e gosto alcoólico acentuado. É possível sentir o aroma primário da cana, depois o frutado e então o oriundo dos tonéis de madeira.

As cachaças de alambique têm mais riqueza de aromas que aquelas produzidas pelas grandes indústrias em colunas de destilação, pois as etapas de produção artesanal são controladas de forma meticulosa e os produtos utilizados, rigorosamente selecionados para obter a melhor qualidade.

Hoje a cachaça é a bebida destilada mais consumida no Brasil e a terceira no mundo.

Com tal sofisticação, a cachaça de qualidade ganha cada vez mais status e a admiração dos brasileiros que valorizam com requinte esta bebida nobre e a fazem marcar presença em todas as mesas de bares e restaurantes.

Reginaldo Macedo e Roberto Dias
Produtores da CACHAÇA PIONEIRA
Reginaldo Macedo Roberto Dias Voltar ao topo da página

 

 
webmail